... Disco ...

 

A Música Disco conhecida também como discotheque é um gênero de música de dança, foi popularizada e atingiu seu pico em meados da década de 70. Teve seu inicio nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos e apreciadores de música psicodélica em comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 70.

A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos negros e latinos contra a dominância do rock e desvalorização da música dance da contracultura durante este período. Mulheres abraçaram o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos de disco ficaram populares naquela época.

O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por danceterias, denominados “discotecas” e posteriormente chamadas de clubes.

Nos anos 70 os mais famosos criadores de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic e outros. Summer se tornou a primeira artista de disco popular, o que lhe fez ter o título de “Rainha do Disco”, e também desempenhou um papel pioneiro no som da música eletrônica, que mais tarde tornou-se uma ramificação da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores. E além da música outras influências também contribuíam com a popularidade da diso, um exemplo disso é o filme “Saturday Night Fever”

As principais influências na musica Disco incluem a música latina, psicodélica e o soul music. Arranjos de música clássica como acompanhamento são freqüentes no estilo, criando um som cheio de colcheias, mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, guitarra é raramente usada em solos.

Durante o início da década de 1980, a disco music começou a sofrer discriminação nos EUA, algumas pessoas criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. A música disco da década foi apelidada de Pós-Disco, e o rock votou a dominar as paradas dos EUA. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos, a Disco continuou a fazer sucesso no mundo todo durante toda a década de 1980 até evoluir para os derivados de música dance/eletrônica populares nas décadas seguintes.