... Psicodélica ...

 

 

Musica de MGMT - Time to Pretend

Video de MGMT - Kids
 

 

A música psicodélica é uma variante do rock, ou seja, ela é “descendente” do Rock e tornou-se popular mundialmente no final dos anos 60. O movimento é associado à cultura hippie. Os temas centrais falam sobre “subjetividade”, “loucura”, “alucinações” "imagens" "cores" etc.

A música psicodélica surgiu em 1965, em Cambridge na Inglaterra com a banda Pink Floyd, eles tocavam em locais pequenos, mas a banda tornou-se preferida do underground britânico. O primeiro single do Pink Floyd, Arnold Layne, foi considerado pela Radio London como muito distante do “normal” para seus ouvintes. O segundo See Emily play atingiu o top 10 e definiu um novo estilo psicodélico que ampliava a mente com temas geralmente retirados de contos de fadas, astronomia e fantasia, e era o rock flertando com a extravagância, excentricidade e loucura, (como sempre) as letras eram unidas a melodias complexas e instrumentais diferentes com vários efeitos e instrumentos incomuns. No entanto a Inglaterra demorou muito a aceitar o novo estilo.

Depois tornou mais conhecido com os Beatles em sua famosa “fase psicodélica” entre os anos de 1966 a 1967.

Na Inglaterra músicos consagrados como Beatles, The Animals eThe Who produziram um grande número de músicas psicodélicas. Bem, no caso dos Beatles, é particularmente o álbum de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que incluía a faixa “Lucy in the Sky with Diamonds” que teria as iniciais “LSD” (droga muitos usada em eventos de música psicodélica, mas falaremos mais sobre isso na página - Drogas Psicodélicas).

Os instrumentos mais usados na produção dessa música são: Guitarra elétrica, baixo, sitar, sintetisador, teremim e efeitos produzidos em estúdios.